Notícias

Evite problemas! 3 erros comuns em reforma ou construção

27 de fevereiro de 2019 em Dicas

 

Para muita gente uma reforma ou construção de uma casa é sinonimo de estresse. Mas saiba que: não precisa ser. Para ajudar você a minimizar seus possíveis problemas, listamos aqui os 3 principais erros quando começamos uma obra. Segue essas dicas e sucesso!

1. Não fazer um planejamento com cronograma e orçamento

Talvez planejar seja uma das habilidades mais difíceis, porque demanda tempo e nem todo mundo quer ter esse trabalho, mas a gente garante, se você empregar esse tempinho com um bom planejamento da sua obra, você vai colher frutos na hora da execução, dentre eles controle da obra e dos seus custos. Além disso, estabelecer datas para determinadas mudanças dá a ideia do andamento de tudo o que está sendo feito. Sente com seu arquiteto e mestre de obras e coloque tudo organizado no planejamento e cronograma. Atenção! Os prazos definidos nessa etapa devem ser reais, e pensar uma margem para atrasos e possíveis imprevistos, é fundamental. Vale também logo nessa etapa mapear e planilhar tudo que será investido, desde os materiais, pagamento da equipe, itens de decoração e mobiliário até custos como água e energia elétrica. A dica é jogar o valor total um pouco para cima, para evitar sustos no caminho e ter uma reserva.

2. Não comprar materiais de qualidade

O descuido com a qualidade na hora de comprar materiais para sua obra pode trazer problemas. Até porque o investimento em materiais de baixa qualidade podem trazer problemas futuros como: um imóvel de menor durabilidade, que exige reparos frequentes. Claro, que economias são importantes mas nunca comprometa a qualidade por preço. Busque sempre uma loja de confiança e fique de olho em quais produtos possuem selo de qualidade exigidos pelos órgãos fiscalizadores brasileiros.

3. Não legalizar a obra

Essa dica parece boba mas é fundamental: Toda obra que acontece na cidade deve ser comunicada à prefeitura, que é responsável por todos os imóveis do município. Então nem adianta pular essa etapa pois é uma simples comunicação, feita da forma correta, e que vai evitar problemas no meio da obra. Afinal você não vai querer interromper sua obra com denúncias, fiscalizações e até multas não é?!