Notícias

5 novidades tecnológicas na construção civil

25 de fevereiro de 2019 em Dicas

Cada vez mais as obras necessitam melhorar sua produtividade e agregar tecnologia, é uma ótima solução para isso. Conhecer novas técnicas e tecnologias que ajudam a ganhar qualidade e rapidez nas construções e, talvez até, reduzir custos é uma ótima forma de manter a competitividade. E você já tirou um tempinho para ficar de olho em tudo que diz respeito à inovação na construção civil? Então, a gente te ajuda nessa! Confere!

  1. Impressão 3D

A impressão 3D, para quem não conhece é um processo para criar um objeto físico tridimensional camada por camada, a partir da projeção digital desse mesmo objeto. Para a construção civil com certeza é uma inovação que veio para ficar. A tecnologia já está muito bem desenvolvida na China e Estados Unidos e já tem alguma utilização no Brasil, principalmente para protótipos. A promessa é que essa tecnologia ajudará a eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra, aumentar a segurança do trabalhador e diminuir o tempo de construção e reduzir o custo da obra chega em até dez vezes, além da reutilização de materiais.

  1. EPI’s inteligentes

Já imaginou um uniforme inteligente para o trabalhador da construção civil? Ele já existe! Nos Estados Unidos, as companhias colocam sensores inteligentes nas roupas dos trabalhadores para  garantir a segurança. Um exemplo é o uso em capacetes, os sensores avisam se houve algum impacto. Há também os relógios de pulso que podem monitorar a temperatura corporal e evitar a exaustão térmica.

  1. Bioconcreto

E se as rachaduras do concreto pudesse, como um passo de mágica, se regenerarem sozinhas? Já é possível! A tecnologia foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda e se chama bioconcreto. O material  é capaz de regenerar suas próprias rachaduras porque uma superbactéria, chamada  Bacillus pseudofirmus, é adicionada à mistura de concreto e fica ativa quando entra em contato com água e oxigênio. Assim, quando as fissuras do concreto começam a surgir, as bactérias eclodem, se alimentam de lactato e, através de reações químicas, o calcário é formado e a estrutura começa a se regenerar.

  1. Gestão sustentável de água

O mundo todo sabe que o planeta precisa conservar a água que temos e repensar as construções de forma a reduzir o consumo de água é mais que um diferencial, é uma urgência. Mas já existe solução para isso: a instalação de válvulas que diminuem a pressão da água no edifício, restritores de vazão nas torneiras e sistemas para aproveitamento da chuva são algumas das possibilidades. Já bem comum, existem também os vasos sanitários com duas opções de descarga ou os mictórios sem uso de água também ajudam. Acha pouco? A implementação pode render uma economia de até 75% nas torneiras, de 80% nos vasos sanitários e 59% com a reutilização de água.

 

  1. Drones

Você deve conhecer os famosos drones, parecem brinquedos mas na verdade são veículos aéreos não tripulados e controlados à distância, por meio de um controle remoto. Eles são movidos a bateria, podendo ter uma autonomia de voo de trinta minutos a uma hora. Na construção civil eles podem ser muito úteis para monitorar canteiros de obras em áreas remotas ou altamente congestionadas. Com ele também é possível fazer mapeamento em 3D e avaliações do canteiro em tempo real.