Notícias

4 dicas de como armazenar aço na sua obra

07 de março de 2019 em Dicas

O aço é essencial na construção civil e a forma como ele é armazenado no seu canteiro de obras influencia diretamente a sua qualidade e durabilidade e, consequentemente, o desempenho da sua obra. Confere no nosso site as dicas corretas para que ele seja manuseado e armazenado corretamente e evite problemas na sua obra.

1. Cuidado com o contato com o solo

O armazenamento de aço deve ser feito sem contato direto com o solo e sempre em locais cobertos, que protejam o aço contra sol, chuva e excesso de umidade.

2. Organize as barras e fios separadamente

Claro que eles não devem ser deixados no chão e , para isso, pode-se utilizar caibros ou pontaletes — é importante apenas separar as barras em feixes agrupados e enrolar os fios em bitolas.

3. Respeite o limite de empilhamento das telas

O armazenamento de telas de aço deve ser feito sobre pontaletes, sendo que todas as telas devem ser devidamente separadas por tipo e munidas de placas de identificação. Assim como as barras e os fios, o armazenamento deve ser feito sem contato com o solo.

As telas de aço podem até ser guardadas em locais abertos, porém deve-se utilizar uma lona ou cobertura para proteção. Um detalhe muito importante é sempre respeitar o limite de empilhamento de dois rolos ou de 50cm — lembrando de tomar cuidados com as instalações elétricas.

4. Cuidado com os tubos

O armazenamento de tubos exige muitos cuidados, pois um pequeno vacilo pode causar acidentes fatais. Por isso deve-se estocar tubos em prateleiras cantilever e tomar bastante cuidado ao manuseá-los. Outra forma de armazenar os tubos de aço é utilizando estantes com braços inclinados.

Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a armazenar o seu material dessa forma, pois, além de manter o aço mais protegido, reduz-se o espaço de armazenamento, permitindo que os canteiros de obras e as lojas de construção utilizem melhor a área reservada para essa função.